Igreja evangélica brasileira: realidade e desafios


Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e disponível a partir de 2012, o

Igreja evangélica brasileira: realidade e desafios

Igreja evangélica brasileira: realidade e desafios

número de evangélicos é de 42,5 milhões. De fato, o movimento evangélico brasileiro cresceu de forma surpreendente e podemos afirmar que o número de evangélicos praticantes já superou o de católicos – há apenas sete milhões de católicos praticantes no Brasil, conforme exposição feita pelo padre jesuíta Thierry Lierry de Guertechin, em abril de 2012.

Apesar da superação numérica – pelo menos no que se refere ao número de praticantes -, a igreja evangélica passa por uma crise de identidade inegável para qualquer pesquisador da religião. Não obstante a qualidade e precisão das estatísticas desenvolvidas pelo IBGE há uma camada não penetrável pelo Instituto. Por exemplo, o simples fato de alguém demonstrar interesse ou opção religiosa não qualifica tal pessoa – o Censo é desenvolvido com base em declarações.

Obviamente que estamos diante de uma dificuldade, de um problema que diz respeito unicamente às autoridades pastorais. Apesar das diferenciações entre o que aponta o IBGE e o que se verifica internamente, é notório que a “imagem” da igreja tem crescido, sobretudo, na grande mídia, por meio de figuras conhecidas – a exemplo de cantores como Ana Paula Valadão e Thalles Roberto que tiveram participação em programas da Rede Globo. O fenômeno ocorre em decorrência do aumento do poder de consumo de um seguimento que, até recentemente, era alvo de críticas.

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s