Mulheres criam rede para fechar bons negócios


Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

Se o número de mulheres empreendedoras está crescendo cada vez mais – de 2001 para 2011, a participação feminina entre os profissionais que estão à frente de um negócio saltou de 28,7% para 30,8%, segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas -, um dos méritos é da capacidade de elas se relacionarem. Foi por causa dessa característica bem peculiar das mulheres que surgiu, em março do ano passado, a organização Empreendedorismo Rosa, que realiza periodicamente encontros entre empreendedoras em diversas cidades do país. O mais recente, Ciranda com Rosa, aconteceu semana passada aqui em Curitiba, em comemoração à Semana Global do Empreendedorismo.
Na ocasião, algumas empreendedoras da cidade foram convidadas a contar suas histórias para o público. O objetivo, conforme explica a sócia-fundadora da organização, Lênia Luz Nogueira, de 45 anos, era incentivar as mulheres que pretendem abrir um negócio próprio a realizarem este projeto. “Nosso lema é ‘inspire, realize e empreenda’. Como a vida de empreendedora é muito solitária às vezes, é importante ouvir outras histórias. Desta forma, queremos encorajar quem está pensando nessa possibilidade”, explica. E histórias de sucesso para servir de exemplo é o que não faltam entre as empresárias que fazem parte desta rede.
Uma delas é a da jornalista Zaira Sachetti, 37, proprietária da agência Comunicare. Ela conta que veio de uma família humilde, mas sempre teve a esperança de ser alguém na vida. Mesmo com dois filhos pequenos, se formou em Jornalismo e começou a trabalhar na área. “Mas eu queria trabalhar do meu jeito.
Logo que abri a agência, já consegui clientes grandes, mas trabalhava sozinha, nos fundos da casa da minha mãe, sem capital de giro, só com a minha palavra. Tinha que contar com o dinheiro que ia receber amanhã para pagar as contas que estava fazendo hoje, mas com o tempo as coisas foram acontecendo. Hoje, com dez anos de empresa, não tenho mais esses problemas”, relembra

Para ela, a característica mais importante para quem está pensando em abrir um negócio próprio é a coragem. “No meio do caminho, aparecem obstáculos que não estão nos manuais. Mesmo que você receba orientação dessas instituições de apoio a empreendedores, nunca vai estar preparada para tudo.
Então, é preciso saber contornar os obstáculos”, opina. E coragem não faltou para Ana Kelly Irala, 33 anos, sócia-proprietária da Ink Esmalteria. Depois de passar por uma grande mudança em sua carreira – devido a uma alteração nos cargos da empresa em que trabalhava, ela acabou sendo designada para o setor de vendas, que era o que mais a assustava -, ela decidiu se jogar de cabeça nessa nova área, mas em um negócio próprio.
“O setor de vendas sempre foi um fantasma para mim, mas tive uma surpresa muito grande e esta foi uma experiência importante para eu perceber que precisava abrir as minhas portas. Foi então que busquei informações para abrir um negócio próprio na área da beleza, que é uma das mais promissoras
atualmente, que mais cresce”, conta. E, de acordo com ela, essa aventura tem valido à pena. “Em dois meses que a loja está aberta, o faturamento já pagou 77% do investimento que eu e minha sócia fizemos. Tudo está acontecendo como planejado. E o melhor é que, apesar de trabalhar mais, o cansaço não chega a 10% do que era antes, pois estou fazendo tudo isso por mim”

Origem da rede
A organização Empreendedorismo Rosa surgiu, em primeiro lugar, como “um blog de contação de histórias de empreendedorismo”, como explica Lênia, e foi ganhando espaço no mercado aos poucos. “Em 2011, participei de um projeto com outras empreendedoras e foi lá que tivemos a ideia do blog, mas um tempo depois, este meio passou a ser visto como um canal jornalístico e começamos a cobrir eventos e realizar nossos próprios encontros. Desta forma, formamos uma rede na qual as mulheres se conhecem para fazer negócios entre si”, explica. Os próximos eventos em Curitiba serão realizados nos dias 29 deste mês (Happy Hour com pRosa) e no dia 9 de dezembro (Spa com pRosa). A programação completa está disponível no site

www.empreendedorismorosa.com.br

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s