Em referendo, Croácia proíbe casamento gay


Ativistas gays se reúnem no centro de Zagreb, capital da Croácia, durante manifestação pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com um referendo, o país pretende definir constitucionalmente o casamento como a união entre um homem e uma mulher, impedindo, assim, a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo EFE

Em referendo, Croácia proíbe casamento gay

Em referendo, Croácia proíbe casamento gay

A maioria dos cidadãos da Croácia decidiu neste domingo (1º) que a Constituição do país deve definir o casamento exclusivamente como a união entre um homem e uma mulher, em um em referendo proposto por uma associação católica e que foi tachado de discriminatório pelos homossexuais.

A votação sobre a proposta de reforma constitucional que confirma que apenas os heterossexuais podem se casar foi aprovada com 64,84% dos votos a favor e 35,56% contra, segundo os primeiros dados oficiais, com 25% dos votos apurados.

Segundo os dados preliminares da Comissão Eleitoral, a participação de cidadãos aptos a votar foi inferior a 40%. No entanto, a legislação atual estabelece que basta uma maioria simples de votos a favor, independentemente do índice de participação, para validar o resultado.

Após votar contra a exclusividade do casamento a heterossexuais, o primeiro-ministro croata, o social-democrata Zoran Milanovic, declarou hoje que “infelizmente não pôde ser evitado o referendo sobre o casamento, por mais triste que isso soe”.

O governo qualificou como homofóbica a realização da consulta, convocada após uma associação católica conseguir 740 mil assinaturas.

VEJAS OS PAÍSES QUE JÁ PERMITIRAM O CASAMENTO GAY

mapa-casamento-gay

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s