Médicos especialistas vão orientar profissionais de unidades de saúde via internet


especialistas-do-incor-orientarao-medicos-do-sus-95401191A Secretaria Municipal da Saúde está implantando o Telessaúde, projeto de orientação via internet para os profissionais das unidades básicas de saúde. Cerca de 300 servidores – entre coordenadores de unidades, médicos e enfermeiros – das 109 unidades básicas concluíram o treinamento para utilização da plataforma criada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor de Atenção Primária da Secretaria, Paulo Poli, a expectativa é de que o programa ajude a aumentar a resolução dos casos nas unidades básicas. “Dados o Ministério apontam que o Telessaúde contribuiu para que 70% dos atendimentos sejam resolvidos nas unidades básicas, sem a necessidade de encaminhamento para consultas especializadas. Isso é possível porque os profissionais terão suporte de especialistas”.

Com a ferramenta, os profissionais irão encaminhar via e-mail suas dúvidas para especialistas que terão 72 horas para dar a orientação sobre o caso. A troca deverá contribuir para diminuição das filas em algumas especialidades.

Neurologia

Ainda este ano, a plataforma será expandida para os casos neurológicos, através da parceria com especialistas do Hospital das Clínicas. Dois neurologistas ficarão responsáveis pelo atendimento e quando necessário encaminhamento para consultas especializadas, os profissionais das unidades conseguirão fazer o agendamento. As vagas já estarão reservadas para os casos considerados prioritários no próprio hospital, que é referência para a área.

“Nos casos de divergência entre os dois profissionais, um especialista da rede municipal irá até a unidade discutir o caso e verificar qual a melhor medida a ser tomada”, ressaltou Poli

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s