Agentes seguem rendidos e sindicato diz que PCE precisa de socorro


Foto: Juliano Cunha – Banda B

Foto: Juliano Cunha – Banda B

Os dois agentes penitenciários rendidos na manhã desta quarta-feira (11), durante um princípio de rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, já estão nas mãos dos presos há mais de cinco horas. Neste momento, Polícia Militar e a Secretaria de Justiça tentam negociar a rendição. Os presos pedem transferência para Brasília e Santa Catarina.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Anthony Johnson, os presos utilizaram armas fabricadas dentro da própria cela, com ferros e material da cama, para realizar a ação. “O problema ocorreu na primeira galeria, são três presos que acredito eu moram longe e pedem a transferência. O Bope está de prontidão para fazer o que for necessário”, disse.

Segundo o sindicalista, a situação na PCE é muito complicada, uma vez que as condições são muito precárias. “Pedimos ajuda ao governo do estado, a PEC pede socorro, já que falta tudo. Hoje os agentes trabalham com heroísmo, só por isso não houve maiores problemas hoje. Eles querem transferência e nós queremos que isso acabe”, disse.

Entre os materiais apontados como faltantes na PCE, Johnson apontou rádios comunicadores, algemas, marca passos, entre outros. “A condição das unidades penais do Brasil é muito ruim. Agora o governo quer ampliar as unidades, o que o sindicato é contra. É preciso construir novas unidades. Estamos aqui para alertar a população. Isso é um barril de pólvora e podem acontecer coisas piores”, apelou.

Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Leia mais Banda B

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s