Surto de virose atinge litoral do Paraná


Foto mdemulherUm surto de virose tem tirado o sossego de quem mora ou visita as cidades do litoral paranaense. Isso porque, em vez de aproveitar as praias, muita gente sofre com sintomas como diarréia, vômito e mal-estar. Nos municípios de Matinhos e Guaratuba, por exemplo, que mais concentram turistas nesta época do ano, os atendimentos médicos nas unidades de saúde já estão bem acima do normal. O motivo seria a grande movimentação de pessoas e também o calor, que favorece a proliferação dos vírus. Quem explica é o médico Rui Bocchino (lê-se Boquino) Macedo.

No Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, cerca de 40% de todos os atendimentos tem relação com o rotavírus, um dos mais comuns durante o verão. Em média, são 100 diagnósticos diários da virose na cidade. Os dados sobre o número total de casos no litoral ainda não foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde. Outra doença causada por vírus e que aparece junto com o calor é a varicela, também conhecida como catapora. O médico explica que, embora haja casos durante o inverno, é em períodos de altas temperaturas que a doença se espalha mais facilmente.

Ainda de acordo com o médico, tanto as viroses quanto a varicela são doenças sintomáticas, ou seja, que não tem uma cura imediata. Por causa disso, é importante tratar o desconforto gerado por esses sintomas durante o ciclo do vírus, que dura uma semana, em média. Entre as recomendações para evitar complicações estão a ingestão de muita água, alimentação saudável e o uso de roupas leves. No caso da varicela, em especial, que é bastante contagiosa, o paciente deve ficar em isolamento e evitar a exposição ao sol.

Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s