Exclusivo: Jornalista, professor e escritor Roberto Nicolato lança o Livro: ” A Caminhada”


O romance foi baseado em uma das viagens realizadas para o Peru e Bolívia, no inicio dos anos 2000

O romance foi baseado em uma das viagens realizadas para o Peru e Bolívia, no inicio dos anos 2000

Roberto Nicolato “”A Caminhada””

Na noite desta ultima quarta-feira (20), numa das lojas das Livrarias Curitiba, foi lançado o livro: A Caminhada (ou o homem sem passado) do Doutor, professor e renomado jornalista Roberto Nicolato.

Gentil e carismático, como sempre, Nicolato falou conosco sobre a obra.

Ele conta que, o romance foi baseado em uma das viagens realizadas para o Peru e Bolívia, no inicio dos anos 2000. Explicou que, embora a obra tenha sido baseada em alguns relatos verdadeiros, muitos dos personagens existentes, nas páginas da literatura, são nada mais que ficção.

O jornalista esclareceu que não é fácil produzir um livro, “é necessário disciplina, pesquisa e dedicação”. Com humildade e modéstia disse que, não se considera um grande escritor, “estou apenas começando”.

Com um sorriso brilhante no rosto e um olhar vibrante, Roberto Nicolato declarou para o público presente que, “O importante é fazer um livro que tenha verdade. Eu procurei uma verdade, encontrei e escrevi”.

Em meio ao bate papo com a plateia, ele revelou que outras obras virão daqui para frente, “pretendo escrever um romance que fale de Curitiba. Quando cheguei neste lugar, eu queria ir embora. Tudo para mim era uma válvula de escape, aeroporto, rodoviária, isso era um modo de me chamar para ir embora, mas hoje não. Amo essa cidade e sou grato a ela as muitas coisas que conquistei”.

Já Jornalista e professor universitário Guto Moliane, diz ter certeza que vai encontrar nas paginas de “A Caminhada”, uma excelente narrativa. “Ele é um sujeito que tem um profundo conhecimento da literatura, eu já acompanhava os trabalhos dele como jornalista cultural e resenhista de outros livros. Então, tenho certeza que será uma leitura agradável, ele tem um talento impar para escrever”.

O também escritor Tomás Barreiros, chamou a atenção para o projeto gráfico da obra. “Nicolato é doutor em estudos literários, além de ter o talento é uma pessoa que sabe o que está fazendo. O projeto gráfico do livro está muito bonito, possui uma aparência agradável, belas ilustrações, uma diagramação bacana, tudo perfeito para proporcionar uma boa leitura”.

José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo, relatou um pouco sobre a pessoa de Nicolato, ele acredita que os leitores irão identificar muitos dos atributos do escritor. “Ele é uma pessoa reservada, que não se entrega logo de primeira, ele não é previsível. Quem o conhece sabe que há muito dele em tudo, em cada escolha, no relacionamento com a vida e na própria poesia das palavras, a forma como ele conduz toda a narrativa, tem muito dele ali – e assim, é o livro dele. É como ele”.

Reportagens: Marcio Nonato Rodrigues
Foto: Heliton Batista
Veja mais no vídeo.
Anúncios

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s